Corpo Docente

 

Foto Erisvaldo

Erisvaldo Pereira dos Santos é professor titular com uma trajetória de 19 anos no Departamento de Educação (DEEDU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando principalmente nas áreas de Metodologia Científica e Relações Étnico-Raciais, com docência no mestrado e no doutorado em Educação da instituição. Ele é graduado em Filosofia (Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus), mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sua atuação acadêmica se destaca pelo engajamento com temáticas como cultura afro-brasileira, religiões de matriz africana, juventude negra, ações afirmativas e educação das relações étnico-raciais. Entre suas obras, destaca-se o livro paradidático “O encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás”, que busca promover o diálogo inter-religioso e garantir o acolhimento de estudantes que seguem religiões de matrizes africanas nas salas de aula. Ele também organizou a publicação Práticas antirracistas em escolas municipais de Contagem-MG: uma pesquisa-ação em parceria com CEERT-SP, DEEDU-UFOP e SEDUC-Contagem (2022), resultante de um trabalho de pesquisa aplicada com foco nas epistemologias antirracistas e no Projeto Político Pedagógico.

Erisvaldo coordenou o Grupo de Trabalho (GT-21) “Educação e Relações Étnico-Raciais” da ANPEd no biênio 2014–2015, além de ter sido organizador do 1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil. Ele foi eleito chefe do Departamento de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (DEABI) da UFOP, destacando-se como pesquisador e ativista comprometido com ações pedagógicas de resistência antirracista, fruto de quase duas décadas de construção dessa pauta dentro da universidade.

Obras selecionadas:

· “O Encontro do Menino Jesus com a Tradição dos Orixás” (2024), Escola Cidadã Editora.

· “Vassalagem acadêmica e alteridade a partir de uma experiência universitária” (2024), Aceno – Revista de Antropologia do Centro-Oeste.

· Capítulo: “Tecendo diálogo com o projeto político-pedagógico” (2022) In: Práticas antirracistas em escolas municipais de Contagem-MG, Escola Cidadã Editora.

· “Os efeitos de sentido dos saberes tradicionais entre adolescentes da Comunidade Negra dos Arturos-MG” (2019), Paco Editorial.

· “Formação de professores e religiões de matrizes africanas: um diálogo necessário” (2015), editora Nandyala.

Contato: erisvaldo@ufop.edu.br

Lattes http://lattes.cnpq.br/3758844809395087

________________________________________________________________________

 

Aana luizana Luiza Morais Soares é historiadora e antropóloga, graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (2010), mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (2014) e pela University of Illinois at Chicago (2017), e Ph.D. em Antropologia pela University of Illinois at Chicago (2022). Sua tese de doutorado, recebeu o prêmio de Melhor Tese em Ciências Sociais (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda) da seção Brasil da Latin American Studies Association (LASA).De 2022 a 2025, realizou pós-doutorado na Vanderbilt University, atuando como NEH/Collaborative Humanities Postdoctoral Fellow no Department of Anthropology e no Robert Penn Warren Center for the Humanities. Desde 2025 integra o corpo docente da UFOP, no Departamento de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (DEABI).

Sua pesquisa cruza antropologia histórica e história indígena, com foco em Amazônia, trabalho infantil indígena, separação de crianças, violência de gênero, indigeneidades urbanas e mídias sociais. Seu trabalho é comprometido com uma agenda antirracista.

 

Obras selecionadas:

· “Child Separation and the Stolen Generation of Brazil: Indigenous Peoples’ (Un)Freedom in Amazonia” (2025), Latin American Research Review

· “Archival Silences and Urban Indigenous History” (2024), Journal of Anthropological Research.

· “Mergulho na Amazônia urbana” (2024), Ciência Hoje.

· “Os silêncios dos arquivos e a antropologia histórica: História indígena na cidade” (2023), Temáticas.

· Capítulo: “Forced Labor and Disciplinary Control: A History of Indigenous Peoples' Treatment and Agency in the City of Manaus, Brazil” (2020), Springer Nature Press.

Contato: ana.soares@ufop.edu.br

Lattes  http://lattes.cnpq.br/6155409332460901